domingo, 26 de fevereiro de 2017

10 Gírias Paulistas


Bom, na minha opinião nós paulista temos muito disso de achar que não temos sotaque, só que esquecemos que falamos gírias. Mas antes de qualquer coisa, os paulistas têm ou não sotaque? Sim, tanto os paulistas (de todo os estado de SP) como os paulistanos (da capital)  têm sotaques, só que diferentes.

No interior o "R" do meio e do final das palavras é bem puxado (no interior de MG também é assim). Em algumas áreas da capital também, mas o "R" do sotaque paulistano médio é mais suave. Na capital: quando a palavra tem "EN" há uma tendência a colocar um "I" no meio. É o clássico "não tô enteindeindo".

As pronúncias das letras "E" e "O", quando soletradas, é fechada. 
Diz-se "letra Ê" e "letra Ô", quando fora de SP diz-se "letra É" e "letra Ó". 
Nos bairros onde a influência italiana é maior tem-se o famoso sotaque "ôrra, meu", o mais 
caricaturado e tomado como geral, quando na verdade é mais localizado. Talvez o jeito extrovertido das colônias italianas e o fato de terem bairros muito frequentados tenha popularizado mais este jeito de falar fora da capital. E tende-se a "engolir" o "s" no plural das palavras porque no idioma italiano o plural não se faz com "s", mas acrescentando ou mudando vogais. Enfim, cada lugar do Brasil tem suas particularidades.

Vamos ao que interessa, mas lembrando que paulista não para em semáforo, e sim no farol ou no sinal. Paulista não enforca, mas emenda feriado. Também é mais chegado em bolacha do que em biscoito. Conheça as 10 gírias paulistas mais faladas:

1. Meu

Esta é clássica. Qualquer um que tente imitar sotaque paulistano de modo caricato tem que dizer meu. Senão, é como ser gaúcho e não falar bah. Também tem o orra, meu! pra demonstrar espanto.

2. Canhão

Foi na balada e encontrou uma mina (mulher, para os paulistas) ou um cara muito feio? Pois bem, encontrou um canhão. Canhão é aquela pessoa considerada muito feia.


3. Se pá
Gíria para talvez, quiçá, se der, pode ser. Se pá eu apareço aí hoje à noite. 
4. Tirar

Além do significado formal do verbo em português, também é a gíria que alguém usa para reclamar quando se sente ridicularizado por outra pessoa: Ta me tirando, meu? Assim se defende o paulista.
5. Tipo
Paulistas não percebem, mas falam muito "tipo", a cada 3 frases que falamos tem ''tipo'' no meio. Ex: “Porque tipo assim, quando eu tava lá tipo beijando a minazinha, tá ligado?”.
6. Chapei
Paulista não fala "Nossa eu bebi muito e fiquei super bêbado!" Paulista fala "Fui pra festinha e chapei o coco, fiquei "mó" chapado"
7. Suave
“Tô suave, mêin”: frase utilizada para informar que você está de boa ou não está a fim de alguma coisa.
8. Busão

Dificilmente você vai ver um paulistano se referindo a um busão, como ônibus.

9. Osso

Osso = complicado. “Mêin, aquela prova do Enem tava muito osso”.

10. Friaca 

muito frio, congelante. Ex: "Hoje aqui em sampa tá a maior friaca mano...dá nem pra sair de casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário